Skip to content
NOTÍCIAS
Já conhece o projeto Start Circular?
2024-09-26
Este projeto tem como objetivos: A preparação de licenciados empreendedores para trabalhar. Desenvolver empresas sustentáveis e o reforço da colaboração universidade-PME no ensino.
Evento "Circular Economy - a challenge or an immediatly need?"
2024-05-17
O Start Circular é um projecto internacional do qual a Assec Consultores é parceiro.
Projeto Start Circular reúne parceiros na UBI
2023-02-06
Nos dias 23 e 24 de Fevereiro decorre na Covilhã uma reunião dos diferentes parceiros do Projeto Start Circular - Integrated Entrepreneurship Management Model for Circular Economy, financiado pelo Programa Erasmus+ - Ação KA220-HED - Cooperation Partnerships in Higher Education.
Linha de Apoio à Tesouraria das Empresas Turísticas - Incêndios 2022
2022-11-11
Prazo de Candidatura: Candidaturas abertas em contínuo » Contacte-nos para avaliar a elegibilidade da sua empresa!

« voltar

Teletrabalho
UFCD 10759

Localidade: Avenida Eugénio de Almeida, 1 - 7005-721 São Manços
Horas: 25
Dias: 08/02 e 09/02 das 19:30 às 00:00

Dias: 10/02; 13/02 e 15/02 das 20:00 às 00:00

Início: 08-02-2023

Fim: 16-02-2023

Concluída

 

Objetivos e prioridades

  • Reconhecer o enquadramento legal, as modalidades de teletrabalho e o seu impacto para a organização e trabalhadores/as.
  • Identificar o perfil e papel do/a teletrabalhador/a no contexto dos novos desafios laborais e ocupacionais e das políticas organizacionais.
  •  Identificar e selecionar ferramentas e plataformas tecnológicas de apoio ao trabalho remoto.
  • Adaptar o ambiente de trabalho remoto ao regime de trabalho à distância e implementar estratégias de comunicação, produtividade, motivação e de confiança em ambiente colaborativo.
  • Aplicar as normas de segurança, confidencialidade e proteção de dados organizacionais nos processos de comunicação e informação em regime de teletrabalho.
  • Planear e organizar o dia de trabalho em regime de teletrabalho, assegurando a conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar.

Conteúdos

  • Teletrabalho
    •   Conceito e caracterização em contexto tradicional e em cenários de exceção
    •  Enquadramento legal, regime, modalidades e negociação
    • Deveres e direitos dos/as empregadores/as e teletrabalhadores
    • Vantagens e desafios para os/as teletrabalhadores e para a sociedade
  • Competências do/a teletrabalhador/a
    • Competências comportamentais e atitudinais – capacidade de adaptação à mudança e ao novo ambiente de trabalho, automotivação, autodisciplina, capacidade de inter-relacionamento e socialização a distância, valorização do compromisso e adesão ao regime de teletrabalho
    •  Competências técnicas – utilização de tecnologias e ferramentas digitais, gestão do tempo, gestão por objetivos, ferramentas colaborativas, capacitação e literacia digital
    • Pessoas, produtividade e bem-estar em contexto de teletrabalho
  • Gestão da confiança
    • Promoção dos valores organizacionais e valorização de uma missão coletiva
    • Acompanhamento permanente e reforço de canais de comunicação (abertos e transparentes)
    • Partilha de planos organizacionais de ajustamento e distribuição do trabalho e disseminação de boas práticas
    • Identificação de sinais de alerta e gestão dos riscos psicossociais
  • Gestão da distância
    • Sensibilização, capacitação e promoção da segurança e saúde no trabalho
    • Reorganização dos locais e horários de trabalho
    • Equipamentos, ferramentas, programas e aplicações informáticas e ambientes virtuais (trabalho colaborativo)
    • Motivação e feedback
    • Cumprimento dos tempos de trabalho (disponibilidade contratualizada)
    • Reconhecimento das exigências e dificuldades associadas ao trabalho remoto
    • Gestão da eventual sobreposição do trabalho à vida pessoal
    • Controlo e proteção de dados pessoais
    • Confidencialidade e segurança da informação e da comunicação
    • Assistência técnica remota
  • Gestão da informação, reuniões e eventos (à distância e/ou presenciais)
  • Formação e desenvolvimento de novas competências
  • Transformação digital – novas formas de trabalho
  • Desempenho profissional em regime de teletrabalho
  • Organização do trabalho
  • Ambiente de trabalho – iluminação, temperatura, ruído
  • Espaço de e para o teletrabalho
  • Mobiliário e equipamentos informáticos – condições ergonómicas adaptadas ao novo contexto de trabalho
  • Pausas programadas
  •  Riscos profissionais e psicossociais
    • Salubridade laboral, ocupacional, individual, psíquica e social
    • Avaliação e controlo de riscos
    • Acidentes de trabalho
  • Gestão do isolamento

Cronograma

Dias: 08/02 e 09/02 das 19:30 às 00:00
Dias: 10/02; 13/02 e 15/02 das 20:00 às 00:00

Destinatários

Empregados/as: ter habilitação mínima equivalente ao 4º ano de escolaridade
Desempregados/as não DLD: habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário

Benefícios

  • Certificado de qualificações (desde que com aproveitamento e mínimo 90% assiduidade)
  • Seguro de acidentes pessoais
  • Subsídio de transporte (quando aplicável)
  • Subsídio de alimentação (4,77€)
  • Formação 100% Financiada

Inscrições
tlf.: 275 310 650
email: formacao@assec.pt

 

« voltar

LinkedIn

COVILHÃ

Rua Dr. António Plácido da Costa,
n.º 16 Cave
6200-051 Covilhã - Portugal

 

Tel. (+351) 275 310 654/5
(Chamada para a rede fixa nacional)

Email consultadoria@assec.pt

ACREDITAÇÃO
CERTIFICAÇÃO
Certificação APCER

© 2024 Assec Consultores, todos os direitos reservados | Política de Privacidade | Livro de Reclamações Online | Desenvolvido por Assec Sim!