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Segurança e Saúde no Trabalho – situações epidémicas/pandémicas
UFCD 10746
Localidade: Rua Anibal H. Abrantes Casal de Malta, 2430-069 Marinha Grande
Horas: 25
Início: 16-03-2023 | Fim: 24-03-2023
Concluída
Objetivos e prioridades
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Identificar o papel e funções do responsável na empresa/organização pelo apoio aos Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho na gestão de riscos profissionais em situações de epidemias/pandemias no local de trabalho.
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Reconhecer a importância das diretrizes internacionais, nacionais e regionais no quadro da prevenção e mitigação de epidemias/pandemias no local de trabalho e a necessidade do seu cumprimento legal.
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Apoiar os Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho na implementação do Plano de Contingência da organização/empresa, em articulação com as entidades e estruturas envolvidas e de acordo com o respetivo protocolo interno, assegurando a sua atualização e implementação.
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Apoiar na gestão das medidas de prevenção e proteção dos trabalhadores, clientes e/ou fornecedores, garantindo o seu cumprimento em todas as fases de implementação do Plano de Contingência, designadamente na reabertura das atividades económicas.
Conteúdos
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Papel do responsável pelo apoio aos Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho na gestão de riscos profissionais em cenários de exceção
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Deveres e direitos dos empregadores e trabalhadores na prevenção da epidemia/pandemia
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Funções e competências – planeamento, organização, execução, avaliação
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Cooperação interna e externa – diferentes atores e equipas
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Medidas de intervenção e prevenção para trabalhadores e clientes e/ou fornecedores – Plano de Contingência da empresa/organização (procedimentos de prevenção, controlo e vigilância em articulação com os Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho da empresa, trabalhadores e respetivas estruturas representativas, quando aplicável)
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Comunicação e Informação (diversos canais) – participação dos trabalhadores e seus representantes
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Auditorias periódicas às atividades económicas, incluindo a componente comportamental (manutenção do comportamento seguro dos trabalhadores)
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Recolha de dados, reporte e melhoria contínua
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Plano de Contingência
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Legislação e diretrizes internacionais, nacionais e regionais
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Articulação com diferentes estruturas – do sistema de saúde, do trabalho e da economia e Autoridades Competentes
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Comunicação interna, diálogo social e participação na tomada de decisões
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Responsabilidade e aprovação do Plano
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Disponibilização, divulgação e atualização do Plano (diversos canais)
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Política, planeamento e organização
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Procedimentos a adotar para casos suspeitos e confirmados de doença infeciosa (isolamento, contacto com assistência médica, limpeza e desinfeção, descontaminação e armazenamento de resíduos, vigilância de saúde de pessoas que estiveram em estreito contacto com trabalhadores/as infetados/as)
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Avaliação de riscos
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Controlo de riscos – medidas de prevenção e proteção
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Higiene, ventilação e limpeza do local de trabalho
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Higiene das mãos e etiqueta respiratória no local de trabalho ou outra, em função da tipologia da doença e via(s) de transmissão
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Viagens de caráter profissional, utilização de veículos da empresa, deslocações de/e para o trabalho
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Realização de reuniões de trabalho, visitas e outros eventos
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Deteção de temperatura corporal e auto monitorização dos sintomas
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Equipamento de Proteção Individual (EPI) e Coletivo (EPC) – utilização, conservação, higienização e descarte
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Distanciamento físico entre pessoas, reorganização dos locais e horários de trabalho
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Formação e informação
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Trabalho presencial e teletrabalho
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Proteção dos trabalhadores mais vulneráveis e grupos de risco – adequação da vigilância
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Revisão do Plano de Contingência, adaptação das medidas e verificação das ações de melhoria
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Manual de Reabertura das atividades económicas
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Diretrizes organizacionais – modelo informativo, fases de intervenção, formação e comunicação
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Indicações operacionais – precauções básicas de prevenção e controlo de infeção, condições de proteção antes do regresso ao trabalho presencial e requisitos de segurança e saúde no local de trabalho
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Gestão de riscos profissionais – fatores de risco psicossocial, riscos biomecânicos, riscos profissionais associados à utilização prolongada de EPI, riscos biológicos, químicos, físicos e ergonómicos
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Condições de proteção e segurança para os consumidores/clientes
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Qualidade e segurança na prestação do serviço e/ou entrega do produto – operação segura, disponibilização de EPI, material de limpeza de uso único, entre outros, descontaminação
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Qualidade e segurança no manuseamento, dispensa e pagamento de produtos e serviços
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Sensibilização e promoção da saúde – capacitação e combate à desinformação, saúde pública e SST
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Transformação digital – novas formas de trabalho e de consumo
Cronograma
Dias: 16/03 das 19:00 às 23:00
Dias: 17/03; 20/03; 21/03; 22/03; 23/03 e 24/03 das 19:30 às 23:00
Destinatários
Empregados/as: Ter habilitação mínima equivalente ao 9º ano de escolaridade
Desempregados/as não DLD: Habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário
Benefícios
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Certificado de qualificações (desde que com aproveitamento e mínimo 90% assiduidade)
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Seguro de acidentes pessoais
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Subsídio de transporte (quando aplicável)
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Subsídio de alimentação (4,77€)
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Formação 100% Financiada
Inscrições
tlf.: 275 310 650
email: formacao@assec.pt
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