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2021-02-03
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COVID-19 | Assec
2020-04-15
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Segurança e Saúde no Trabalho – situações epidémicas/pandémicas
UFCD 10746

Localidade: Rua Anibal H. Abrantes Casal de Malta, 2430-069 Marinha Grande
Horas: 25
Início: 16-03-2023 | Fim: 24-03-2023

Concluída

 

Objetivos e prioridades

  • Identificar o papel e funções do responsável na empresa/organização pelo apoio aos Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho na gestão de riscos profissionais em situações de epidemias/pandemias no local de trabalho.
  • Reconhecer a importância das diretrizes internacionais, nacionais e regionais no quadro da prevenção e mitigação de epidemias/pandemias no local de trabalho e a necessidade do seu cumprimento legal.
  • Apoiar os Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho na implementação do Plano de Contingência da organização/empresa, em articulação com as entidades e estruturas envolvidas e de acordo com o respetivo protocolo interno, assegurando a sua atualização e implementação.
  • Apoiar na gestão das medidas de prevenção e proteção dos trabalhadores, clientes e/ou fornecedores, garantindo o seu cumprimento em todas as fases de implementação do Plano de Contingência, designadamente na reabertura das atividades económicas.

 

Conteúdos

  • Papel do responsável pelo apoio aos Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho na gestão de riscos profissionais em cenários de exceção
  • Deveres e direitos dos empregadores e trabalhadores na prevenção da epidemia/pandemia
  • Funções e competências – planeamento, organização, execução, avaliação
  • Cooperação interna e externa – diferentes atores e equipas
  • Medidas de intervenção e prevenção para trabalhadores e clientes e/ou fornecedores – Plano de Contingência da empresa/organização (procedimentos de prevenção, controlo e vigilância em articulação com os Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho da empresa, trabalhadores e respetivas estruturas representativas, quando aplicável)
  • Comunicação e Informação (diversos canais) – participação dos trabalhadores e seus representantes
  • Auditorias periódicas às atividades económicas, incluindo a componente comportamental (manutenção do comportamento seguro dos trabalhadores)
  • Recolha de dados, reporte e melhoria contínua
  • Plano de Contingência
  • Legislação e diretrizes internacionais, nacionais e regionais
  • Articulação com diferentes estruturas – do sistema de saúde, do trabalho e da economia e Autoridades Competentes
  • Comunicação interna, diálogo social e participação na tomada de decisões
  • Responsabilidade e aprovação do Plano
  • Disponibilização, divulgação e atualização do Plano (diversos canais)
  • Política, planeamento e organização
  • Procedimentos a adotar para casos suspeitos e confirmados de doença infeciosa (isolamento, contacto com assistência médica, limpeza e desinfeção, descontaminação e armazenamento de resíduos, vigilância de saúde de pessoas que estiveram em estreito contacto com trabalhadores/as infetados/as)
  • Avaliação de riscos
  • Controlo de riscos – medidas de prevenção e proteção
  • Higiene, ventilação e limpeza do local de trabalho
  • Higiene das mãos e etiqueta respiratória no local de trabalho ou outra, em função da tipologia da doença e via(s) de transmissão
  • Viagens de caráter profissional, utilização de veículos da empresa, deslocações de/e para o trabalho
  • Realização de reuniões de trabalho, visitas e outros eventos
  • Deteção de temperatura corporal e auto monitorização dos sintomas
  • Equipamento de Proteção Individual (EPI) e Coletivo (EPC) – utilização, conservação, higienização e descarte
  • Distanciamento físico entre pessoas, reorganização dos locais e horários de trabalho
  • Formação e informação
  • Trabalho presencial e teletrabalho
  • Proteção dos trabalhadores mais vulneráveis e grupos de risco – adequação da vigilância
  • Revisão do Plano de Contingência, adaptação das medidas e verificação das ações de melhoria
  • Manual de Reabertura das atividades económicas
  • Diretrizes organizacionais – modelo informativo, fases de intervenção, formação e comunicação
  • Indicações operacionais – precauções básicas de prevenção e controlo de infeção, condições de proteção antes do regresso ao trabalho presencial e requisitos de segurança e saúde no local de trabalho
  • Gestão de riscos profissionais – fatores de risco psicossocial, riscos biomecânicos, riscos profissionais associados à utilização prolongada de EPI, riscos biológicos, químicos, físicos e ergonómicos
  • Condições de proteção e segurança para os consumidores/clientes
  • Qualidade e segurança na prestação do serviço e/ou entrega do produto – operação segura, disponibilização de EPI, material de limpeza de uso único, entre outros, descontaminação
  • Qualidade e segurança no manuseamento, dispensa e pagamento de produtos e serviços
  • Sensibilização e promoção da saúde – capacitação e combate à desinformação, saúde pública e SST
  • Transformação digital – novas formas de trabalho e de consumo
 

Cronograma

Dias: 16/03 das 19:00 às 23:00
Dias: 17/03; 20/03; 21/03; 22/03; 23/03 e 24/03 das 19:30 às 23:00
 

Destinatários

Empregados/as: Ter habilitação mínima equivalente ao 9º ano de escolaridade
Desempregados/as não DLD: Habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário

Benefícios

  • Certificado de qualificações (desde que com aproveitamento e mínimo 90% assiduidade)
  • Seguro de acidentes pessoais
  • Subsídio de transporte (quando aplicável)
  • Subsídio de alimentação (4,77€)
  • Formação 100% Financiada

Inscrições
tlf.: 275 310 650
email: formacao@assec.pt

 

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