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Teletrabalho
UFCD 10759
Localidade: Rua Anibal H. Abrantes Casal de Malta, 2430-069 Marinha Grande
Horas: 25
Dias: 27/03 das 19:00 às 23:00
28/03; 29/03; 30/03; 31/03; 03/04 e 04/04 das 19:30 às 23:00
Início: 27-03-2023
Fim: 04-04-2023
Concluída
Objetivos e prioridades
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Reconhecer o enquadramento legal, as modalidades de teletrabalho e o seu impacto para a organização e trabalhadores/as.
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Identificar o perfil e papel do/a teletrabalhador/a no contexto dos novos desafios laborais e ocupacionais e das políticas organizacionais.
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Identificar e selecionar ferramentas e plataformas tecnológicas de apoio ao trabalho remoto.
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Adaptar o ambiente de trabalho remoto ao regime de trabalho à distância e implementar estratégias de comunicação, produtividade, motivação e de confiança em ambiente colaborativo.
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Aplicar as normas de segurança, confidencialidade e proteção de dados organizacionais nos processos de comunicação e informação em regime de teletrabalho.
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Planear e organizar o dia de trabalho em regime de teletrabalho, assegurando a conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar.
Conteúdos
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Teletrabalho
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Conceito e caracterização em contexto tradicional e em cenários de exceção
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Enquadramento legal, regime, modalidades e negociação
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Deveres e direitos dos/as empregadores/as e teletrabalhadores
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Vantagens e desafios para os/as teletrabalhadores e para a sociedade
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Competências do/a teletrabalhador/a
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Competências comportamentais e atitudinais – capacidade de adaptação à mudança e ao novo ambiente de trabalho, automotivação, autodisciplina, capacidade de inter-relacionamento e socialização a distância, valorização do compromisso e adesão ao regime de teletrabalho
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Competências técnicas – utilização de tecnologias e ferramentas digitais, gestão do tempo, gestão por objetivos, ferramentas colaborativas, capacitação e literacia digital
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Pessoas, produtividade e bem-estar em contexto de teletrabalho
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Gestão da confiança
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Promoção dos valores organizacionais e valorização de uma missão coletiva
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Acompanhamento permanente e reforço de canais de comunicação (abertos e transparentes)
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Partilha de planos organizacionais de ajustamento e distribuição do trabalho e disseminação de boas práticas
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Identificação de sinais de alerta e gestão dos riscos psicossociais
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Gestão da distância
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Sensibilização, capacitação e promoção da segurança e saúde no trabalho
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Reorganização dos locais e horários de trabalho
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Equipamentos, ferramentas, programas e aplicações informáticas e ambientes virtuais (trabalho colaborativo)
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Motivação e feedback
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Cumprimento dos tempos de trabalho (disponibilidade contratualizada)
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Reconhecimento das exigências e dificuldades associadas ao trabalho remoto
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Gestão da eventual sobreposição do trabalho à vida pessoal
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Controlo e proteção de dados pessoais
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Confidencialidade e segurança da informação e da comunicação
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Assistência técnica remota
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Gestão da informação, reuniões e eventos (à distância e/ou presenciais)
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Formação e desenvolvimento de novas competências
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Transformação digital – novas formas de trabalho
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Desempenho profissional em regime de teletrabalho
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Organização do trabalho
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Ambiente de trabalho – iluminação, temperatura, ruído
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Espaço de e para o teletrabalho
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Mobiliário e equipamentos informáticos – condições ergonómicas adaptadas ao novo contexto de trabalho
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Pausas programadas
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Riscos profissionais e psicossociais
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Salubridade laboral, ocupacional, individual, psíquica e social
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Avaliação e controlo de riscos
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Acidentes de trabalho
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Gestão do isolamento
Cronograma
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Dias: 7/03 das 19:00 às 23:00
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Dias 28/03; 29/03; 30/03; 31/03; 03/04 e 04/04 das 19:30 às 23:00
Destinatários
Empregados/as: ter habilitação mínima equivalente ao 9º ano de escolaridade
Desempregados/as não DLD: habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário
Benefícios
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Certificado de qualificações (desde que com aproveitamento e mínimo 90% assiduidade)
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Seguro de acidentes pessoais
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Subsídio de transporte (quando aplicável)
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Subsídio de alimentação (4,77€)
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Formação 100% Financiada
Inscrições
tlf.: 275 310 650
email: formacao@assec.pt
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