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Linha de Apoio à Tesouraria das Empresas Turísticas - Incêndios 2022
2022-11-11
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PROGRAMA DE APOIO À PRODUÇÃO NACIONAL
2021-03-05
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Programa APOIAR
2021-02-03
Queremos dar-lhe a conhecer o programa APOIAR. Trata-se de uma medida financiada parcialmente a fundo perdido, que inclui as medidas "APOIAR.PT", "APOIAR RESTAURAÇÃO", "APOIAR + SIMPLES" e o "APOIAR RENDAS".
COVID-19 | Assec
2020-04-15
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Teletrabalho
UFCD 10759

Localidade: Travessa das Rosas, N11, 6300-503 Guarda
Horas: 25
Dias: 12/04; 13/04; 14/04 e 17/04 das 19:30 às 23:30
18/04; e 19/04 das 19:30 às 24:00

Início: 12-04-2023

Fim: 19-04-2023

Concluída

 

Objetivos e prioridades

  • Reconhecer o enquadramento legal, as modalidades de teletrabalho e o seu impacto para a organização e trabalhadores/as.
  • Identificar o perfil e papel do/a teletrabalhador/a no contexto dos novos desafios laborais e ocupacionais e das políticas organizacionais.
  • Identificar e selecionar ferramentas e plataformas tecnológicas de apoio ao trabalho remoto.
  • Adaptar o ambiente de trabalho remoto ao regime de trabalho à distância e implementar estratégias de comunicação, produtividade, motivação e de confiança em ambiente colaborativo.
  • Aplicar as normas de segurança, confidencialidade e proteção de dados organizacionais nos processos de comunicação e informação em regime de teletrabalho.
  • Planear e organizar o dia de trabalho em regime de teletrabalho, assegurando a conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar.

Conteúdos

  • Teletrabalho
    • Conceito e caracterização em contexto tradicional e em cenários de exceção
    • Enquadramento legal, regime, modalidades e negociação
    • Deveres e direitos dos/as empregadores/as e teletrabalhadores
    • Vantagens e desafios para os/as teletrabalhadores e para a sociedade
  • Competências do/a teletrabalhador/a
    • Competências comportamentais e atitudinais – capacidade de adaptação à mudança e ao novo ambiente de trabalho, automotivação, autodisciplina, capacidade de inter-relacionamento e socialização a distância, valorização do compromisso e adesão ao regime de teletrabalho
    • Competências técnicas – utilização de tecnologias e ferramentas digitais, gestão do tempo, gestão por objetivos, ferramentas colaborativas, capacitação e literacia digital
  • Pessoas, produtividade e bem-estar em contexto de teletrabalho
    • Gestão da confiança
      • Promoção dos valores organizacionais e valorização de uma missão coletiva
      • Acompanhamento permanente e reforço de canais de comunicação (abertos e transparentes)
      • Partilha de planos organizacionais de ajustamento e distribuição do trabalho e disseminação de boas práticas
      • Identificação de sinais de alerta e gestão dos riscos psicossociais
    • Gestão da distância
      • Sensibilização, capacitação e promoção da segurança e saúde no trabalho
      • Reorganização dos locais e horários de trabalho
      • Equipamentos, ferramentas, programas e aplicações informáticas e ambientes virtuais (trabalho colaborativo)
      • Motivação e feedback
      • Cumprimento dos tempos de trabalho (disponibilidade contratualizada)
      • Reconhecimento das exigências e dificuldades associadas ao trabalho remoto
      • Gestão da eventual sobreposição do trabalho à vida pessoal
      • Controlo e proteção de dados pessoais
      • Confidencialidade e segurança da informação e da comunicação
      • Assistência técnica remota
    • Gestão da informação, reuniões e eventos (à distância e/ou presenciais)
    • Formação e desenvolvimento de novas competências
    • Transformação digital – novas formas de trabalho
  • Desempenho profissional em regime de teletrabalho
    • Organização do trabalho
    • Ambiente de trabalho – iluminação, temperatura, ruído
    • Espaço de e para o teletrabalho
    • Mobiliário e equipamentos informáticos – condições ergonómicas adaptadas ao novo contexto de trabalho
    • Pausas programadas
    • Riscos profissionais e psicossociais
      • Salubridade laboral, ocupacional, individual, psíquica e social
      • Avaliação e controlo de riscos
      • Acidentes de trabalho
    • Gestão do isolamento

 

Cronograma

  • Dias 12/04; 13/04; 14/04 e 17/04 das 19:30 às 23:30
  • Dias 18/04; e 19/04 das 19:30 às 24:00
Destinatários
Empregados/as: ter habilitação mínima equivalente ao 9º ano de escolaridade

Desempregados/as não DLD: habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário

Benefícios

  • Certificado de qualificações (desde que com aproveitamento e mínimo 90% assiduidade)
  • Seguro de acidentes pessoais
  • Subsídio de transporte (quando aplicável)
  • Subsídio de alimentação (4,77€)
  • Formação 100% Financiada

Inscrições
tlf.: 275 310 650
email: formacao@assec.pt

 

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