A competitividade crescente em todos os sectores de actividade determina que as empresas desenvolvam acções concertadas de inovação organizacional, aplicando novos métodos e processos organizacionais, e incrementando a flexibilidade, com vista a aumentar a sua capacidade de resposta no mercado global.
Qualificar as empresas em domínios imateriais projectando positivamente os seus factores críticos de competitividade é por isso prioritário devendo as PME percorrer este caminho.
Só empresas eficientes e com uma forte dinâmica podem singrar numa economia marcada pela competitividade.
Não perca a oportunidade de modernizar e qualificar a sua empresa beneficiando dos incentivos do Portugal 2020.
Sistema de Incentivos à Qualificação das PME
= candidaturas abertas até 31 de Outubro =
Objetivos e prioridades:
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Reforço das capacidades de organização e gestão das PME, incluindo, o investimento em desenvolvimento das capacidades estratégicas e de gestão competitiva, redes modernas de distribuição e colocação de bens e serviços e a utilização de TIC.
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Qualificação específica dos ativos em domínios relevantes para a estratégia de inovação, internacionalização e modernização das empresas.
Tipologias:
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Inovação organizacional e gestão
Introdução de novos métodos ou novas filosofias de organização do trabalho, reforço das capacidades de gestão, estudos e projetos, redesenho e melhorias de layout, ações de benchmarking, diagnóstico e planeamento, excluindo as alterações que se baseiem em métodos de organização já utilizados na empresa;
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Economia digital e tecnologias de informação e comunicação (TIC)
Desenvolvimento de redes modernas de distribuição e colocação de bens e serviços no mercado;
Criação e/ou adequação dos modelos de negócios com vista à inserção da PME na economia digital que permitam a concretização de processos desmaterializados com clientes e fornecedores através da utilização das TIC;
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Criação de marcas e design
Conceção e registo de marcas (incluindo a criação de marcas próprias ao nível do produto e da empresa), novas coleções e melhoria das capacidades de design, excluindo as alterações periódicas e outras de natureza cíclica e sazonal;
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Desenvolvimento e engenharia de produtos, serviços e processos
Melhoria das capacidades de desenvolvimento de produtos, processos e serviços, designadamente pela criação ou reforço das capacidades laboratoriais, excluindo testes de qualidade dos produtos, protótipos e provas de conceito;
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Proteção de propriedade industrial
Patentes, invenções, modelos de utilidade e desenhos ou modelos;
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Qualidade
Certificação, no âmbito do sistema português da qualidade (SPQ) ou de sistemas internacionais de certificação, de sistemas de gestão da qualidade ou de outros sistemas de gestão não incluídos nas restantes tipologias e que sejam relevantes para a qualidade dos produtos, serviços, ou processos de gestão das empresas, certificação de produtos e serviços com obtenção de marcas, bem como a implementação de sistemas de gestão pela qualidade total;
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Transferência de conhecimento
Aquisição de serviços de consultoria e assistência técnica, nos domínios da transferência de conhecimentos e certificação de sistemas de gestão da investigação, desenvolvimento e inovação (IDI);
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Distribuição e logística
Introdução de sistemas de informação aplicados a novos métodos de distribuição e logística;
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Eco-inovação
Incorporação nas empresas dos princípios da eco-eficiência e da economia circular, com vista a promover uma utilização mais eficiente dos recursos, incentivar a redução e reutilização de desperdícios e minimizar a extração e o recurso a matérias-primas. Inclui a certificações de sistemas, serviços e produtos na área do ambiente, obtenção do Rótulo Ecológico e sistema de ecogestão e auditoria (EMAS);
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Formação Profissional
Ações de formação que permitam uma melhor eficácia dos processos de inovação das PME, incluindo as intervenções formativas para empresas;
Contratação de recursos humanos altamente qualificados pelas empresas, associada a estratégias de inovação.
Atividades de inovação:
O projecto deve reflectir coerência e estar alinhado com pelo menos uma das duas áreas seguintes de inovação:
⇒ Inovação de Marketing – consiste na implementação de uma nova abordagem ao marketing-mix (produto, preço, distribuição e promoção) na oferta de bens transacionáveis, incluindo os elementos tangíveis do produto (qualidade, design, embalagens atrativas, etc.), e intangíveis (imagem e marca).
⇒ Inovação Organizacional – aplicação de um novo método organizacional na prática do negócio, na organização do local de trabalho ou nas relações externas de uma empresa.
Beneficiários:
São beneficiários as PME de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, sendo excluídas as PME com as seguintes atividades (CAE):
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Produção agrícola primária, da produção animal, caça e florestas (divisão 01 e 02);
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Pesca e aquicultura;
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Financeiras e de seguros – divisões 64 a 66;
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Administração Pública e Defesa – divisão 84;
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Lotarias e outros jogos de aposta – divisão 95.
Limites Investimento:
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Despesa mínima elegível 25 mil euros.
Incentivo:
Incentivo não reembolsável / a fundo perdido com o limite máximo de 500.000 euros por projeto:
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Taxa máxima de 45% sobre o total das despesas elegíveis (40% para PME localizadas na Região de Lisboa);
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Taxa de 50% a 70% para a formação profissional;
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Taxa de 50% para a contratação de recursos humanos altamente qualificados.
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