Nos dias 23 e 24 de Fevereiro decorre na Covilhã uma reunião dos diferentes parceiros do Projeto Start Circular - Integrated Entrepreneurship Management Model for Circular Economy, financiado pelo Programa Erasmus+ - Ação KA220-HED - Cooperation Partnerships in Higher Education.
Este projeto protagoniza uma nova abordagem integrada das relações universidade-indústria, dos serviços de apoio e do ensino para o empreendedorismo e a sustentabilidade, centrando-se na forma como os princípios da economia circular podem estar integrados e serem ponto de partida para o ssurgimento de novos negócios. Envolvendo universidades, PMEs e ONGs, este projeto servirá como plataforma para a partilha de práticas na formação de jovens empresários e líderes para uma “economia verde”.
São parceiros deste projecto:
-
a Université de Montpellier e a Green Berry Solution, de França;
-
a Universidad de Las Palmas de Gran Canaria;
-
a Asociacion Observatorio de las Relaciones Union Europea America Latina e a Red de Economía Circular en Islas, de Espanha;
-
a Universidade da Beira Interior e a Assec - Assistência a Empresas e Consultadoria, Lda., de Portugal;
-
a Nova Univerza, Fakulteta Za Drzavne In Evropske Studije e a Elum D.O.O, da Eslovénia;
-
a Latvijas Universitate e a Renteh, da Letónia)
A reunião de trabalho ocorrerá na Universidade da Beira Interior nos dias 23 e 24 de fevereiro, estando previstas várias visitas (UBIMedical, New Hand Lab, Ropre), bem como a organização de um seminário aberto ao público, no dia 24 de fevereiro, no Anfiteatro 7.20 da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
Serão palestrantes no seminário Fabrizio Fusilli (UNITO), João Leitão e Raysa Rocha (UBI), no qual se discutirão de temáticas relacionadas com a economia circular, a inovação e o empreendedorismo.